programação

Programação do X ENALIC

  • 07 /12

    DIA 1

  • 08 /12

    DIA 2

  • 09 /12

    DIA 3

  • 10 /12

    DIA 4

08:00 - 12:00 (Horário de Brasília) .

LIVRE – VISITAS À BRASÍLIA

13:00 - 17:00 (Horário de Brasília) .

Credenciamento

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de Trabalhos

17:30 - 20:30 (Horário de Brasília) .

MOMENTO CULTURAL / CERIMÔNIA DE ABERTURA
 
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
 

Palestrante: Profa. Andressa Pellanda

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de trabalhos

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) .

Minicursos/oficinas
 

10:00 - 12:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 01: O que mais fizemos pela formação de professores: trajetórias de resistências em torno do PIBID

Palestrantes: 
 
Profa. Alessandra Santos de Assis – SASE/MEC 
Profa. Cristiane Antônia Hauschild Johann – UNIVATES ([email protected])
Prof. Nilson de Souza Cardoso – UECE 
 
Mediação: Ricardo Gauche – UnB

12:00 - 13:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

13:00 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Apresentações culturais
 

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Minicursos/oficinas

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de trabalhos

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Reunião Coordenadores Institucionais com a CAPES

16:00 - 18:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 02: PNE e a valorização docente

Palestrante: 
Profa. Malvina Tuttman – Anfope

16:00 - 18:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 03: Democracia e resistência na formação de professores

Palestrantes:
Dalila Andrade de Oliveira – UFMG/CNPQ 
Gina Vieira Ponte de Albuquerque – UnB
 
Mediação: Catarina de Almeida Santos – CTC-EB CAPES/UnB  

18:00 - 20:00 (Horário de Brasília) .

Mostra de produtos educacionais

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de trabalhos

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) .

Minicursos/oficinas

10:00 - 12:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 04: Avaliação e ENADE das licenciaturas

Palestrantes: 
 
Ulysses Tavares Teixeira – INEP
 
Mediador(a): Jaqueline Rabelo (UECE)

12:00 - 13:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

13:00 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Apresentações culturais

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de trabalhos

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Minicursos/oficinas

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 05: Formação de professores e inteligência artificial

Palestrante:
 
Rosa Vicari – UFRGC
 

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) .

Mesa-redonda 06: Políticas públicas de formação docente
Capes, EAPE, UnB

Palestrantes: 
 
Linair Moura Barros Martins (EAPE) 
Paulo Lima Júnior (UNB)

Mediação: Thaís Ranieri (UFRPE)

16:00 - 18:00 (Horário de Brasília) .

Audiência pública na UnB
Título: PIBID como política de Estado

18:00 - 20:00 (Horário de Brasília) .

Assembleia Forpibid-rp

18:00 - 20:00 (Horário de Brasília) .

Apresentação de trabalhos

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) .

Painel da Entidades

Formação e valorização dos professores: O que MAIS cada entidade tem feito?
 
 

Palestrantes: 
 
Cristiane A. H. JHohann (Forpibid-rp)
Malvina Tutmann - Anfope 
Lueli Duarte (Forumdir)
José Carlos (Forparfor)
Pedro Gontijo (Adunb)
Caio Souza (Movimento Pibid Resiste)
Luiz Fernandes Dourado (ANPAE)

10:00 - 11:00 (Horário de Brasília) .

Cerimônia de prêmiação do prêmio Paulo Freire

11:00 - 12:00 (Horário de Brasília) .

Conferência de encerramento

X Encontro Nacional das Licenciaturas <br>IX Seminário Nacional do PIBID

O X ENALIC e o IX Seminário Nacional do PIBID buscam abrir espaço de diálogo entre professores(as) da educação básica e professores(as) do ensino superior, licenciandos(as), pesquisadores(as), pós-graduandos(as)  e demais profissionais da educação, a partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da educação básica.
Durante o evento, as discussões terão como mote as políticas educacionais atuais, especificamente aquelas com impactos na formação  inicial e continuada de professores e professoras, bem como o papel da iniciação à docência como política de qualificação,  incentivo e valorização docente.
Assim, os(as) congressistas poderão acessar discussões atuais, encontrar caminhos para dilemas de suas práticas investigativas e ou docentes, a partir dos momentos de debate promovidos por professores(as) e pesquisadores (as) com acúmulo teórico e investigativo consistente nessas áreas. Espera-se que novas redes colaborativas sejam firmadas, que haja socialização de experiências exitosas e que se fortaleça a discussão em torno da formação de professores(as), sempre com horizonte para a construção de uma Educação que atua para uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada, comprometida com os Direitos Humanos  e ambientalmente responsável.

Brasília de 07 a 10 de dezembro de 2025