Programação do IX ENALIC
-
06 /12
DIA 1
-
07 /12
DIA 2
-
08 /12
DIA 3
Credenciamento
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 01: “Não deixe para amanhã o que se pode ensinar hoje”: relevâncias da didática
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 01: Poção mágica das frações
Minicurso/Oficina 02: Estudos latino-americanos: uma proposta decolonial na educação básica
Minicurso/Oficina 03: Ensino de ciências no antropoceno: a educação ambiental para mobilizar a formação docente
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 02: Desenvolvendo o pensamento algébrico nos anos iniciais mediante a exploração de sequências
Minicurso/Oficina 03: A geografia e a literatura no diálogo com os direitos humanos
Minicurso/Oficina 04: Cognição e aprendizagem
Minicurso/Oficina 05: Educação 5.0: potencializando políticas educacionais com IA para uma sociedade mais democrática e inclusiva
Minicurso/Oficina 06: Construir o engajamento nas redes sociais: compartilhando a experiência do pibid_interdisciplinar física e matemática fae-ufmg
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 04: A curricularização das ações de extensão universitária nos cursos de licenciaturas
Minicurso/Oficina 05: A dança que somos e a dança que se faz ao dançar: a plasticidade do corpo
Minicurso/Oficina 06: ChatGPT, ética e formação docente democrática: perspectivas para as políticas educacionais
Minicurso/Oficina 07: Diário de leitura - dispositivo de formação de leitores/as, de acompanhamento e avaliação da leitura literária
Minicurso/Oficina 08: Estudos colaborativos entre professores como forma de planejamento, formação continuada e produção de conhecimento
Minicurso/Oficina 09: Exploração/ resolução/proposição de problemas e o uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de matemática financeira
Minicurso/Oficina 10: Gênero textual no ensino fundamental: possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas
Minicurso/Oficina 11: O teatro-imagem como instrumento pedagógico: democratização do processo de ensino-aprendizagem
Minicurso/Oficina 12: O uso do software iramuteq para análise de conteúdo e a teoria das representações sociais
Minicurso/Oficina 13: Prática integradora entre educomunicação e os programas pibid e residência pedagógica
Minicurso/Oficina 14: Programa ler para aprender: aplicações e especificidades para o ensino da leitura e da escrita na educação básica em diferentes áreas do conhecimento
Minicurso/Oficina 15: Tertúlia Literária No Ensino De Língua E Literatura: Dimensões Dos Multiletramentos Numa Proposta Dialógica E Intertextual
Minicurso/Oficina 16: Unidades E Diversidades Na Identidade Da Docência: As Diretrizes Curriculares E As Regulamentações Profissionais Nas Áreas Das Licenciaturas
Minicurso/Oficina 17: Aprender e ensinar a aprender na escola no contexto da formação de professores
Reunião do FORUMDIR
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 07: Alfabetização: oficina em cores, formas, sons e movimento
Minicurso/Oficina 08: Tecnodocência E A Construção De Livro-Jogo Digital Com O Software Twine
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 18: A música como estímulo à leitura nas aulas de língua portuguesa
Minicurso/Oficina 19: Ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
Minicurso/Oficina 20: Inclusão e diversidade na formação de professores: identidade e representatividade
Minicurso/Oficina 21: Integrando plickers com peer instruction e just-in-time teaching: facilitando o emprego de metodologias ativas de ensino ativo
Minicurso/Oficina 22: Jogo da onça: um recurso para a construção de práticas decoloniais no ensino das matemáticas
Minicurso/Oficina 23: Produção de sabão artesanal a partir de óleo proveniente de frituras
Minicurso/Oficina 24: Perspectiva colaborativa na formação de professores: refletindo sobre as técnicas de microensino e autoscopia
Minicurso/Oficina 25: Plickers como ferramenta pedagógica de ensino: uma proposta ativa de ensino
Reunião geral da DEB/Capes com Coordenadores institucionais do Pibid e Residência Pedagógica
Apresentação de trabalhos do Forumdir
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Apresentação de Trabalhos Presenciais
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Reunião Ordinária do FORPROFE/RS
Pilar e Alessandro - Música oficial do evento
Momento Cultural e Mesa-redonda 01: Práticas restaurativas na escola
Jeferson Eduardo dos Santos (Diretor da Escola Estadual São João Bosco)
Coffe Break
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Orquestra Gustavo Adolfo Univates
Momento Cultural e Cerimônia de Abertura
Cerimônia Prêmio Paulo Freire Enalic 2023
Conferência de Abertura: Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais
Credenciamento
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 09: A formação do professor para a diversidade
Minicurso/Oficina 10: Práticas de formação docente no pibid letras inglês da ufpr: trajetória desde a elaboração do projeto de trabalho geral à aplicação das atividades em sala de aula
Minicursos/Oficinas Presencias
Minicurso/Oficina 26: Design thinking na educação: (re)pensando a práxis pedagógica
Minicurso/Oficina 27: Diálogos e problematizações no contexto da formação permanente de professores
Minicurso/Oficina 28: Projetos transdiciplinares na educação linguística na infância
Apresentação de Trabalhos Presenciais
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Apresentação de trabalhos do Forumdir
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 11: Amefricanizar o ensino de sociologia: estratégias para enfrentar o racismo por omissão da/na escola
Minicurso/Oficina 12: Argumentação no ensino de ciência: focalizando os conhecimentos docentes
Minicurso/Oficina 13: Formação do leitor e funções cognitivas executivas: suas relações na e para a compreensão em leitura
Minicurso/Oficina 14: Narrativas e histórias de vida na pesquisa, profissão e formação docente
Minicurso/Oficina 15: O uso do exelearning na construção objetos de aprendizagem em matemática
Minicurso/Oficina 16: Zoologia Cultural Como Fonte Para O Desenvolvimento De Atividades Investigativas
Minicursos/Oficinas Presencias
Minicurso/Oficina 29: A maquete dinâmica e possibilidades do ensino da cidade nas aulas de geografia
Minicurso/Oficina 30: Currículos e práticas cotidianas: experiências e emancipação das crianças na perspectiva freiriana de educação
Minicurso/Oficina 31: Democracia, direitos humanos e o ensino de geografia: a sequência didática como possibilidade metodológica
Minicurso/Oficina 32: Elaboração de unidade de audiolivro para aulas de inglês: professores e estudantes no centro do material didático
Minicurso/Oficina 33: Entre curvas e retas: em foco a letra cursiva
Minicurso/Oficina 34: Literatura e outras artes – linguagens interagentes
Minicurso/Oficina 35: Metodologias ativas: a utilização do modelo de rotação por estações de trabalho para a promoção do ensino de biologia
Minicurso/Oficina 36: Elaboração de questões para avaliar competências e habilidades
Minicurso/Oficina 37: Narrativas digitais: uma realidade investigativa em formação docente
Minicurso/Oficina 38: Paulo freire: partilhando experiências, resistências, diálogos e esperanças na educação física escolar
Minicurso/Oficina 39: Plantas alimentícias não convencionais no ensino de ciências e educação ambiental
Minicurso/Oficina 40: Projeto dançar e educar: atividades rítmicas e expressivas e saúde corporal
Minicurso/Oficina 41: Estudo do tetraedro de sierpinski e alguns tapetes fractais
Minicursos/Oficinas Presencias
Minicurso/Oficina 42: Jogo e gamificação nas práticas pedagógicas
Apresentação de Trabalhos Presenciais
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Mesa-redonda 02: Liberdade para ensinar: o trabalho docente em contextos democráticos
Sérgio Franco (UFRGS)
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Apresentação de Curtas
Mesa-redonda 03: Interfaces da Política de formação de professores
Mesa-redonda 04: Direitos humanos, inclusão e formação docente
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Mesa-redonda 05: Sistema Nacional de Educação: qual integração e pacto interfederativos?
Mesa-redonda 06: Diretrizes para a formação de professores e professoras
Lançamento de Livros/Palco aberto/ Coffe Break
Autor(a): Patrícia Gouvêa Nunes
Mesa-redonda 07: Democracia e direitos humanos na formação docente: (re)construção das políticas educacionais
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 43: Observando o céu de verão no paralelo 30° Sul: Conceitos e estratégias para o ensino de astronomia
Credenciamento
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 17: Criando lições interativas com a ferramenta NEARPOD
Minicurso/Oficina 18: O desenho universal para aprendizagem no processo de acessibilidade curricular
Minicurso/Oficina 19: Processos de ensino e aprendizagem de matemática em perspectiva inclusiva e bilíngue
Minicurso/Oficina 20: Tpack: Proposta De Otimização Da Prática Docente
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 44: A importância da metalinguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Minicurso/Oficina 45: Fotocriando histórias
Minicurso/Oficina 46: Oficina de poesia: haicai
Minicurso/Oficina 47: Oficina de tambor de crioula: entre a oralidade e a roda de tambor na educação física
Minicurso/Oficina 48: Formação docente e interfaces da literatura: dialogando sobre temas complexos em um cenário em transformação
Apresentação de Trabalho Presenciais
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Reunião da Regional do Forpibid-rp Centro-Oeste
Reunião da Regional do Forpibid-rp Nordeste
Reunião da Regional do Forpibid-rp Norte
Reunião da Regional do Forpibid-rp Sudeste
Reunião da Regional do Forpibid-rp Sul
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 21: Construindo articulações no ensino de química: argumentação e avaliação da aprendizagem
Minicurso/Oficina 22: Metodologias ativas de ensino e sustentabilidade: promovendo a formação para a cidadania
Minicurso/Oficina 23: O erótico: um território mal visto no ensino de literatura
Minicurso/Oficina 24: Potencializando o uso de problemas em sala de aula: a construção de casos para o ensino de ciências da natureza na educação básica
Minicurso/Oficina 25: Malba tahan em prática: viagem pelo mundo da “materábica”
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 49: Genially e o ensino por pesquisa no contexto da educação ambiental
Minicurso/Oficina 50: Matemática ao ar livre: por entre cálculos, trilhas e tecnologias
Minicurso/Oficina 51: Educar para o plurilinguismo a partir das abordagens plurais
Minicurso/Oficina 52: O programa de bolsas de iniciação à docência (pibid) como processo formativo participativo
Minicurso/Oficina 53: Pedagogia histórico-crítica e o ensino de artes visuais: experiências didático-pedagógicas
Minicurso/Oficina 54: Tarefas Investigativas Para O Ensino De Logaritmos
Minicurso/Oficina 55: Uso Do Origami Na Construção De Sólidos Geométricos
Minicurso/Oficina 56: Cine-resistência: o cinema como recurso didático interdisciplinar para a educação básica
Minicurso/Oficina 57: Desenho universal para a aprendizagem e teconologia assistiva e suas interfaces em prol do acesso à aprendizagem
Minicurso/Oficina 58: Discutindo gênero através da metodologia de rotação por estações
Minicurso/Oficina 59: Elaboração de sequências didáticas colaborativas no programa residência pedagógica
Minicurso/Oficina 60: Iniciação científica na escola e a formação docente: (re)significar a pesquisa e (re)inventar a sala de aula
Reunião do Forumdir
Reunião da ANFOPE
Minicursos/Oficinas Online
Minicurso/Oficina 26: Residência pedagógica na educação infantil: reflexões metodológicas para o fortalecimento da formação docente na escola de educação básica
Minicurso/Oficina 27: Computação gráfica no ensino de geometria analítica
Minicursos/Oficinas Presenciais
Minicurso/Oficina 61: O que te toca? O olhar para as invisibilidades do cotidiano
Minicurso/Oficina 62: As diferenças contam? Reflexões a partir da literatura infantil e juvenil
Minicurso/Oficina 63: Sobre Maçãs, Aprendizados E Sentimentos: Ações De Educação Em Direitos Humanos
Minicurso/Oficina 64: Evasão nos cursos de licenciatura: caminhos para a prevenção
Movimento Pibid e Rp Resiste
Assembleia do Forpibid-rp
Apresentação de Trabalho Presenciais
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Apresentação de Trabalhos Online
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Modalidade Comunicação Científica e Relato de Experiência
Apresentação de vídeos de dança
Momento Cultural e Mesa-redonda 08: Diversidade e formação docente
Painel: Transformando a educação: experiências inovadoras do Pibid e Residência Pedagógica
Lançamento de Livros/ Palco Aberto/Coffe Break
Painel de Encerramento: O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?
Raquel Dias Araujo ( Vice-Presidenta do ANDES-SN)