ENALIC Cultural



Sobre o Duo Sertânico

O Duo Sertânico, tem, no nome, uma homenagem ao Sertão, como um eixo do qual emana uma brasilidade ligada à terra, à vivência fora dos centros, e, em especial, àquilo que se pode chamar reexistência. É o sertão como um desertão absolutamente fértil que reexiste em face de todas as adversidades, ao descaso, à escassez. Esse sertão recontado por Guimarães Rosa e Graciliano Ramos,  ouvido na lírica de Elomar Figueira de Melo, que cunhou o termo música sertanesa ou sertânica, de onde nos inspiramos para nosso duo.

Pilar Acosta estuda música há mais de trinta anos, tendo concluído o curso básico da Escola de Música de Brasília. Além de ser cantora e compositora, toca diferentes instrumentos, entre percussão e viola clássica, é mestra e doutora em linguística pela UnB e atua como professora no Instituto Federal de Brasília. 

Alessandro Borges é professor do Departamento de música da Universidade de Brasília. Neto do Sanfoneiro Eurípedes Mariano, foi criado em meio à música e à cultura popular. É licenciado e Bacharel em Música pela UnB, é mestre em Violão Performance pela UFG e está concluindo o doutorado em histórica do violão brasileiro pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Ele também integra diferentes grupos além do Duo Sertânico, como a Orquestra de Violões de Brasília e o De Vento em Popa.

Contatos: Celular e Whatsapp: (61) 98133-9685 // e-mail: [email protected] // Instagram: @duosertanico 

 



Yago Becker

Yago Becker é historiador, mestrando em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, comunicador e músico. Ao longo de sua trajetória acadêmica atuou como estagiário no Acervo Histórico Municipal de Lajeado, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Arqueologia da Univates, foi pibidiano e residente pedagógico em escolas de Lajeado e Arroio do Meio/RS. Atualmente pesquisa a história regional da Escravidão no Vale do Taquari.
Instagram @yagobbecker


 

Orquestra Gustavo Adolfo Univates

Em 2019 as instituições de ensino: Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram uma parceria para constituir uma Orquestra de referência no Vale do Taquari, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates, com o objetivo de se tornar uma orquestra filarmônica. Atualmente, a Orquestra é regida pelo Maestro Astor Jair Dalferth, que assumiu o projeto no semestre B de 2023, também, o Maestro Éderson Drebes, 1° Maestro da orquestra e hoje, Maestro substituto e participando da atual transição. A orquestra conta com um grupo de 30 músicos voluntários selecionados.

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates é uma grande referência cultural para o município de Lajeado, com um grupo qualificado de jovens artistas, proporciona à comunidade momentos marcantes através da música, um dos elementos artísticos mais consumidos entre a população mundial.

Em seu histórico de trabalho, conta com a realização de grandes concertos, entre eles, uma homenagem aos grandes poetas da música brasileira em 2022 e o Glamour in concert em 2023, contemplando grandes obras de artistas e compositores internacionais.
 

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais