Veja quais os principais benefícios em ser servidor público

Os concursos públicos, na maioria das vezes, parecem ser a solução de quem procura ter uma melhor qualidade de vida, considerando todos os benefícios que lhe é proposto. Estabilidade no mercado de trabalho e melhores salários são os principais atrativos para quem desejar prestar um concurso.

Nos últimos anos, a oferta de vagas no setor público não tem sido tão generosa, já que vai de encontro diretamente com a crise financeira que se instalou no Brasil.

Algumas unidades da federação estão com problemas para manter o salário dos servidores em dia, além de incertezas em relação aos critérios dos benefícios que são oferecidos, como a aposentadoria, por exemplo.

Diante dessas situações, muitos estudantes ficam na dúvida: fazer concurso público vale a pena? Por isso, para te ajudar, separamos os principais benefícios em ser servidor público. Confira:

Estabilidade

Talvez o principal e mais importante ponto para quem deseja ser servidor público é a estabilidade que a carreira proporciona. O candidato, após aprovado no concurso, tem a garantia de estabilidade no cargo que lhe foi proposto.

Segundo o Artigo 41 da Constituição Federal brasileira, após o período probatório de três anos de exercício nas atividades do cargo, lhe é garantido a estabilidade. Nesse caso, o servidor não pode ser demitido, a não ser que seja considerado culpado em um processo administrativo ou sindicância, como está previsto no Estatuto do Servidor. 

Benefícios

Outra grande vantagem é que o servidor público possui acesso a taxas de juros abaixo das praticadas no mercado para financiamentos e empréstimos.

Sem falar na aposentadoria que é bem mais tranquila e previsível. Quando o servidor se aposenta, pode receber mensalmente o valor equivalente ao seu salário de quando estava na ativa. 

Também podemos citar, dentre tantos outros benefícios que são oferecidos, o vale-alimentação, vale-refeição e o vale-transporte. Vale lembrar que o Servidor Público não possui direito ao PIS 2019, pois esse se refere aos trabalhadores de empresas privadas.

O benefício para funcionários públicos se chama Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais conhecido como PASEP.

Remuneração

A média salarial dos cargos no setor público é bem maior do que no setor privado, principalmente nos cargos que só exigem o ensino médio como formação. O salário é especificado no edital do concurso e o valor pode aumentar com decorrer dos anos de concursado.

Experiência

Na maioria das vezes a experiência não é exigida em concursos públicos. Geralmente a avaliação do servido é baseada no resultado obtido na prova de conhecimentos.