Como torna a hora do estudo do seu filho divertida?

É muito difícil manter nosso cérebro focado e livre de distrações no momento de estudar. Para os mais jovens, esta tarefa é ainda mais complicada. Você sabe como auxiliar seu filho a encarar os estudos com leveza? A maioria dos pais não está totalmente preparada para lidar com a situação, mas isso pode mudar! Leia a seguir algumas dicas de como tornar a hora do estudo do seu filho divertida.

Busque sites educativos

Quase tudo vai parecer mais interessante para as crianças através de uma tela de computador, já que é assim que essa geração se desenvolve. Procure por sites interativos que repassem o conteúdo desejado.

Coloque uma música

É muito importante selecionar corretamente que músicas ouvir na hora da leitura. Nada de músicas muito agitadas e nada de músicas com letra. Opte por melodias suaves em um volume agradável, isso pode relaxar o seu filho. Mas lembre-se: cada criança é unica, então se essa dica não funcionar com o seu filho, respeite as limitações dele.

Crie um ambiente de estudo

É essencial que seu filho esteja num ambiente no qual ele se sinta confortável. Estudar nunca deve ser levado como um castigo. Procure uma área bem iluminada e deixe-a com a cara do seu pequeno. É recomendável que tudo que ele possa precisar no momento de estudar esteja por perto.

Mantenha lanches por perto

Atenção para esta dica! Ofereça lanches leves como frutas e amendoim. Não interrompa as atividades no meio para ficar beliscando o lanche. Se a leitura foi concluída, se o exercício foi finalizado, se o assunto ficou entendido, esse é um bom momento para mastigar.

Seja criativo

Procure mostrar o conteúdo através de músicas e figuras. Associar imagens e sons pode ser mais fácil para o seu filho do que associar diretamente as palavras. Encoraje a criança a fazer anotações coloridas e diferenciando os tópicos.

Faça jogos

Depois de estudar todo conteúdo, elabore alguns jogos para praticar a fixação do assunto e revisar. Use cartões, faça jogo da memória, faça perguntas como se estivesse em um talkshow. Vale tudo na hora de manter o assunto na mente do seu filho.

O avanço da tecnologia proporcionou diversas facilidades em todos os âmbitos da nossa vida, como por exemplo, o fácil acesso a conteúdos na rede. Existem várias plataformas online que disponibilizam assuntos, fichas, exercícios e até provas.

Uma dessas plataformas que auxilia os estudantes na hora do estudo é o caderno do aluno? A inciativa do estado de São Paulo serve para complementar os assuntos dados em sala pelos professores. Informe-se sobre os sites disponíveis para os estudantes do seu estado.