Como saber se fui selecionada para o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social para ajudar famílias, mães e adolescentes de baixa renda. Para participar precisa de um cadastro realizado em postos de atendimento nas diversas cidades brasileiras. E depois de se cadastrar não é preciso voltar ao local, todos vão saber se foram selecionados para o programa de forma bem simples. Saiba mais!

bolsa-2

Como funciona o Bolsa Família?

O programa do Governo Federal criado em 2003 é focado apenas em ajudar brasileiros de baixa renda. É enviado por conta bancária uma pequena ajuda de custo mensal de valor variável de acordo com a situação do cadastrado. O tipo de benefício e mensalidade variam de acordo com a necessidade financeira de cada membro do programa.bolsa-4

O pagamento mensal é focado em quem realmente precisa. São beneficiados, portanto, famílias com baixa renda e estado de extrema pobreza, uma consideração do governo para quem ganha salário inferior a R$ 80 mensais. Podem solicitar o recebimento da ajuda de custo qualquer um com renda familiar de menos meio salário mínimo.

Alguns benefícios extras do Programa Bolsa Família ajudam um pouco mais. Enquadrando-se na categoria baixa renda ou extrema pobreza, pode-se solicitar uma segunda ajuda de custo para:

  • Gestantes para receber bolsa por até 9 meses;
  • Lactantes com crianças de 0 a 6 meses;
  • Adolescentes entre 16 e 17 anos matriculados e frequentando escola pública.

Como saber se foi selecionado para o Bolsa Família?

Após efetuar o cadastro o informe se você foi ou não selecionado para o programa é feito por carta. Uma correspondência é enviada até a residência do cadastrado. No mesmo endereço informado no comprovante de residência. Então caso haja mudança entre o cadastro e notificação é preciso voltar algumas vezes no endereço anterior para verificar a correspondência.

bolsa-3

Ao contrário do que algumas fraudes online sugerem, não é possível saber se foi selecionado para o Bolsa Família através de e-mail. Mensagens eletrônicas falsas andam circulando entre alguns usuários com uma possível convocação para confirmar os dados.

Trata-se de vírus, não é verdadeira. Também não há qualquer ligação por telefone. O processo de aviso se você foi selecionado pelo Bolsa Família acontece sempre por carta.

Como realizar o saque do Bolsa Família

Após receber a carta de aprovação do cadastro chegará no mesmo endereço um Cartão Cidadão. Este é o cartão de saque do benefício e deve ser usado em terminais de auto atendimento (caixas eletrônicos), lotéricas e caixas de agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Para primeiro uso do Cartão Cidadão é só se dirigir até uma agência da CEF ou lotérica e cadastrar uma senha. Em caso de esquecimento, perda ou bloqueio da senha é só voltar no mesmo local e fazer um novo cadastramento de ordem numérica. O pagamento sai de acordo com as datas divulgadas no Calendário Bolsa Família 2017.

Todos os cadastrados são selecionados no Bolsa Família?

Não. Os cadastrados no Bolsa Família são submetidos a uma avaliação dos dados, verificação dos documentos para saber se as informações são de fato verdadeiras. Caso haja alguma fraude o cadastro não vai adiante.

E em casos de fraudes descobertas depois do recebimento do benefício poderá haver a condenação jurídica e obrigação de devolver todo o valor pago.